Café amargo demais? Saiba quais são as possíveis causas!

Você tem sentido o café amargo demais quando faz o preparo em casa, e não sabe exatamente a causa?

No artigo de hoje, elencamos alguns dos principais motivos que podem estar deixando seu café amargo demais – e, o mais importante, como você pode corrigir isso para garantir que o seu preparo esteja uma delícia!

Saiba quais são as possíveis causas para um café amargo demais e prepare-se para muito mais sabor nas suas manhãs!

Você está utilizando uma variedade de robusta

Se você conhece um pouco sobre café, deve saber que as duas principais variedades dos grãos comercializados no mundo são “arábica” e “robusta”. Enquanto a variedade “arábica” é associada a cafés premium, a “robusta” é muito mais ligada a uma bebida acessível e com amargor mais pronunciado.

Uma boa dica é testar grãos que apresentem a informação de “100% arábica” na embalagem, de forma a obter uma qualidade superior em termos de comparação de sabor.

Os grãos sofreram torra excessiva

Muitas pessoas têm o hábito de comprar o café com uma torra escura ou a indicação de “forte” na embalagem, sem saber que isso pode acarretar em um café amargo demais para o seu próprio paladar. Muitas pessoas, ainda, acreditam que comprar o café “forte” ou “extra forte” e diluir mais será equivalente a uma torra tradicional.

A verdade é que as torras mais intensas inevitavelmente impactarão em um amargo elevado, e isso não será corrigido por uma maior proporção de água. Uma dica é buscar por torras médias e suaves para testar seu paladar em relação a elas.

A extração está longa demais

Uma extração que leva muito tempo de contato da água com o pó do café tende a liberar mais componentes amargos, intensificando essa característica. Uma proporção correta e uma moagem adequada para o método de extração facilitam um tempo mais adequado para obter os aromas que você deseja.

A água está quente demais

A água quente demais acelera a extração de componentes que são associados com o amargor da bebida. De forma geral, aponta-se 96 graus Celsius como a temperatura ótima para a extração comum. É claro que diferentes métodos de extração terão particularidades que devem ser observadas para otimizar todo o processo!

A proporção de pó/água está incorreta

No mundo dos baristas, a proporção precisa é parte da receita perfeita. No dia a dia, esse controle é menos comum, mas ainda assim pode arruinar o sabor do café, quando está muito incorreto.

As principais técnicas utilizam entre 60 e 75 gramas de café moído para um litro de água. Pouca água pode não extrair toda a complexidade do café. O excesso de água tende a extrair mais componentes de amargor.

Seu equipamento pode estar sujo!

Ninguém gosta de ter que pensar nisso, mas essa definitivamente é uma possibilidade. Como se sabe, o café é muito sensível a aromas e sabores variados. Como consequência, um equipamento não higienizado tem o potencial de impactar no sabor final da bebida, tornando-a excessivamente amarga.