Países produtores de café: conheça os principais

Você já deve saber que vive em um dos principais países produtores de café do mundo, e até deve ter provado algumas das variedades especiais que temos no Brasil, não é mesmo?

Mas à medida que a curiosidade pelo café avança, é natural que o desejo de conhecer outros grãos se desenvolva. É nessa hora que outros países que se destacam na produção entram em jogo e formam verdadeiro cenário de relações internacionais em nossa cabeça!

Hoje vamos falar de alguns dos principais países produtores de café no mundo para que você possa escolher origens e comparar com o café nacional em sua jornada de aprendizagem. Confira!

Brasil

É claro que não tem como falar de países produtores de café sem começar pelo Brasil. E isso não é só jogar coma prata da casa: o Brasil é responsável por cerca de 1/3 de todo o café especial do mercado global, fora todo o café comum que é consumido internamente e, por vezes, exportado!

Isso ocorre por uma série de fatores: de um lado, o território gigantesco do Brasil. Do outro, a descoberta de que partes do nosso clima eram perfeitas para o plantio do café, gerando uma tradição produtiva de séculos.

O resultado é uma produção gigantesca de grãos especiais em estados como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia, e grandes produções do chamado café comum – geralmente de grãos robusta – em várias outras regiões.

Essa variedade geográfica permite, ainda, ter muitas experiências diferentes com grãos produzidos nacionalmente, tornando tudo mais acessível.

Colômbia

Mesmo que você não seja o maior dos especialistas em café, certamente já ouviu dizer que a Colômbia é referência em café de qualidade no mundo. É na Cordilheira dos Andes que a maior parte da magia colombiana acontece, com a combinação perfeita entre altitude, clima e solo para a produção de café.

Outra característica marcante é uma produção bastante manual, realizada em pequenas propriedades, com muita atenção a cada etapa do processo, o que valoriza o grão adocicado, marcante e de baixa acidez.

Etiópia

A Etiópia não é apenas um dos maiores produtores de café de qualidade no mundo. Ele é, também, o país de origem dos grãos Arábica, considerados os melhores em termos de sabor.

Tanto tempo de produção permitiu o desenvolvimento de variedades muito características de terras etíopes, bem como de países próximos. Isso permite toda uma exploração de sabores e características junto aos grãos da etiópia.

Panamá

Embora nem sempre esteja no nosso imaginário de produção de café, o Panamá – e vários outros países da América Central – é globalmente reconhecida pela qualidade do café produzido. A altitude elevada e o clima adequado tornam o país um referência, sendo especialmente apreciado no mercado asiático.

Índia

Bastante destinado ao mercado Europeu, o café indiano também é referência em arábica de qualidade, com processamento próprio, que envolve grãos molhados, e resulta em uma experiência de café única, de baixa acidez e equilíbrio ímpar.

E aí, de quais origens você já experimentou o seu café? Conte aqui nos comentários para a gente!