5 ideias para valorizar o café que você serve

A ideia de valorizar o café que você serve é uma maneira de tornar seu empreendimento inesquecível para o consumidor, sem necessariamente investir mais. Na prática, obter mais com o que você já tem é uma boa prática em qualquer setor, pois é sinônimo de otimização.

Isso vale para investimentos, produção e, claro, para a experiência do seu cliente! Por isso, separamos 5 ideias para você aplicar no seu negócio. Confira:

Explique mais sobre a bebida

Pessoas gostam de saber mais sobre aquilo que consomem. A origem do grão e o método de extração são informações que costumam valorizar o café que você serve, especialmente para as pessoas mais interessadas em entender a bebida. Um conversa rápida mas atenciosa faz toda a diferença!

Sirva corretamente

A xícara correta, o método de extração adequado, a temperatura ideal… Todos estes são detalhes que fazem parte de uma experiência promissora – e isso é mais importante quanto melhor for o seu café. Servir corretamente é sinônimo de qualidade!

Ofereça um ambiente adequado

Em praticamente todos os artigos do nosso blog, falamos sobre como o café consiste em uma experiência afetiva, que envolve nossos sentidos de forma ampla: o sabor e o cheiro da bebida se misturam aos aspectos ambientais ao nosso redor, como a decoração, o som ambiente e a sensação de conforto.

Oferecer um ambiente que ofereça este tipo de sensação complementar não é uma receita de bolo: cada proposta de empreendimento apresenta suas próprias características. Executá-las de forma correta é uma forma de valorizar o café que você serve e, a bem da verdade, tornar toda a experiência muito melhor.

Atenção aos detalhes

Respingos de café, resíduos acidentais de pó e utensílios ainda molhados não são problemas sanitários, nem afetam o sabor do café, propriamente dito. Ainda assim, esses detalhes simples inevitavelmente impactam a maneira como enxergamos a bebida que foi servida. 

Por mais simples que seja uma xícara de café, perceber que ela recebeu atenção e cuidado até chegar à mesa valoriza aquela experiência, e custa, literalmente, nada. Essa atenção aos detalhes, ainda, é o que converte uma boa experiência em uma experiência impecável, e deve ser parte da busca por excelência de qualquer empreendimento. Não custa nada e valoriza o seu negócio!

Invista tempo na apresentação

Não é nenhum segredo que o aspecto visual de um alimento impacta a forma como ele nos apetece, e isso não é diferente com as bebidas. Pequenos detalhes voltado para a apresentação ajudam a valorizar o café que você serve de forma significativa. Isso vai desde um pequeno complemento, até a possibilidade de investir, por exemplo, em latte art.

Obviamente, isso dependerá do tipo de ambiente que corresponde ao seu negócio e da margem disponível para investir tempo e recursos na apresentação. Qualquer que seja a possibilidade do negócio, porém, sempre vale a pena encher os olhos do seu cliente!

Agora que você já conferiu as dicas para valorizar o café que você serve em seu empreendimento, é hora de colocar as mãos na massa (ou no pó, neste caso)!

Quais delas você já pratica? Qual será a primeira a inserir em sua rotina? Conte para a gente nos comentários abaixo!