Todo café é igual? Entenda as formas de variação do café!
Quando você ouve falar em café, o que imagina? Um único tipo de bebida ou um universo completo de variação do café, cheio de aromas, sabores, características e especificidades que podem transformar completamente a sua experiência?
É claro que pensar naquele café que nos conforta é sempre uma delícia, mas explorar as diferenças experiências possíveis aumenta o nosso repertório sensorial e permite conhecer novas possibilidades e novos favoritos!
No texto de hoje, falamos um pouco sobre a variação do café em suas diferentes formas e características! Confira:
Variação do café por espécie do grão
Quantos às espécies do grão, o café é pertencente a uma família que conta com mais de 6.000 espécies conhecidas por todo o mundo. Ainda assim, são essencialmente duas as espécies com relevância econômica mais elevada: o café arábica (nome científico: Coffea arabica) e o Café Robusta (nome científico: Coffea canephora).
É claro que há toda uma gama de subvariedades que se adaptam melhor a certas regiões de plantio e a certas condições, e possuem características todas próprias para isso.
No geral, associa-se os grãos de arábica a uma qualidade superior, sendo eles os tipicamente mais presentes em denominações como Café Especial e Café Gourmet.
Variação do café por tipo de extração
O tipo de extração nada mais é do que a técnica utilizada para extrair o café do pó para a sua xícara. A extração vai desde um simples café passado, a um tradicional espresso, passando por técnicas inovadoras como o Cold Brew e os filtros japoneses, que valorizam características dos grãos pelo desenho das ranhuras do filtro!
O importante para se saber é que cada tipo de extração dá mais destaque a certas características da bebida e, por isso, combinam melhor com certas combinações de sabores de cada grão. Saber disso permite que você escolha de acordo com as suas preferências.
Variação do café por tipo de moagem
Você sabia que existem diferentes tamanhos para a moagem do grão do café? Isso impacta não somente no sabor da bebida, mas também no tipo de extração que pode ser feita com ele. Uma moagem de tamanho errado pode causar problemas no seu equipamento, causando um transtorno que ofusca a experiência.
Conhecer a moagem adequada para o tipo de extração que você irá fazer permite a melhor escolha para a sua necessidade!
Variação do café por intensidade da torra
A intensidade da torra também faz uma diferença fundamental no seu café. Tradicionalmente, cafés mais simples apresentam uma torra mais intensa para “esconder” algum traço indesejado da bebida, ao passo que grãos mais sofisticados contam com torras mais moderadas para valorizar a característica do café.
É claro que este é um fator profundamente ligado à sua preferência, mas saber disso ajuda a identificar grãos que podem apresentar experiências distintas para você!
Variação do café por origem geográfica
Além de todos os fatores que mencionamos, o local onde o café é plantado também impacta no seu sabor. A altitude, a temperatura feita ao longo do período, a quantidade de chuvas e as características do solo afetam o grão e são transportados para a sua experiência final.
Por isso, conhecer grãos de diferentes locais pode se tornar uma verdadeira obsessão, e oferecer este tipo de experiência a outras pessoas pode ser muito marcante!