Como colocar o delivery em prática em tempos de pandemia?
Precisando estruturar sua operação em tempos de pandemia para conseguir funcionar um pouco fora da lógica de movimentação local no seu estabelecimento?
A Baristo preparou um material básico para você colocar seu plano em prática de forma organizada:
Determinando seu público-alvo
É absolutamente essencial entender que o delivery é uma relação de convencimento: quando uma pessoa está prestes a pedir algo, ela provavelmente terá outras dezenas de opções para escolher, e precisará de algum motivo em especial para fazer um pedido do seu estabelecimento.
Um primeiro passo essencial é determinar quem é o seu público-alvo na hora de comunicar seu conteúdo, suas descrições de pratos e, até mesmo, fazer impulsionamentos de postagens em redes sociais.
Não se trata de um capricho, mas da possibilidade de gerar uma conexão verdadeira com a pessoa que você quer atender. Para determinar seu público-alvo, considere informações como a faixa etária, o ticket médio, o tipo de alimento que ele busca e qual o tipo de conteúdo que ele costuma consumir. Isso dará muito mais precisão para você impactar essa pessoa.
Escolhendo o mix de produtos perfeito
Obviamente, a atração do principal do delivery é o que você entregará para seu cliente. É nesta hora que você escolherá o que fará parte do seu cardápio de delivery para que a melhor experiência seja gerada – e por consequência, repetida.
Isso significa que nem todo o seu cardápio precisa estar disponível, mas apenas aquilo que você percebe que resulta em uma boa entrega. Exemplo disso são as cafeterias que acreditam ser necessário oferecer o café no delivery. Na imensa maioria dos casos, o café não viaja bem: ele tende a esfriar ou derramar no caminho, e a experiência acaba sendo mais um transtorno do que uma satisfação.
Por isso, escolha aquilo que funciona para você, e não tenha medo de apostar em um pouco de inovação. Há clientes da Baristo, por exemplo, que oferecem a entrega de grãos de café recém moídos para que o cliente possa passar o café perfeito em casa. Outros, por sua vez, apostaram no bom e velho pão de queijo, ou reformularam completamente o negócio. Há espaço para todas as iniciativas, desde que elas sejam bem planejadas.
Causando uma boa impressão desde o começo
Você certamente já pediu comida por aplicativos e prestou atenção nas imagens e títulos dos estabelecimento, não é verdade?
Pense naquela vez que você abriu o perfil de um restaurante no seu aplicativo favorito e o cardápio era tão confuso de entender, com combos e variações intermináveis, a ponto de dificultar a sua compreensão do que estava sendo adquirido.
Não cometa este erro. Ofereça produtos que geram vontade de serem consumidos: fotos bonitas, descrições claras e que não deixem dúvidas sobre ingredientes, tamanho e características são essenciais!
Criando um relacionamento digital
Se o delivery acontece principalmente na internet, atualmente, não há nenhum motivo para você negligenciar sua capacidade de se comunicar com o público alvo através das redes sociais.
Falar o que está sendo feito, quais as novidades, o cardápio e as promoções especiais faz toda a diferença na hora de estimular pessoas a pedirem de você. A lógica é simples: se alguém entra no aplicativo de delivery para pedir algo, você estará competindo com todos os outros estabelecimentos. Se alguém entra a partir do seu perfil, mencionando algo sobre o seu estabelecimento, as chances são de que aquela pessoa queira o que você acabou de anunciar.
Escolhendo a plataforma correta para o pedido
Cada vez mais plataformas estão disponíveis para você ofertar o seu cardápio via delivery. Cada uma delas tem suas próprias regras e métodos de cobrança, que nunca são idênticos uns aos outros. Além disso, a cada nova plataforma que você adotar, há uma nova necessidade de gerenciamento de pedidos.
Por isso, é essencial fazer escolhas que equilibrem os benefícios de estar em diferentes plataformas, com as demandas de cada uma delas em termos de regras internas e, até mesmo, do atendimento no sistema.
Definindo combos de dar água na boca
Os combos e promoções são algumas das ferramentas mais poderosas para o seu delivery. Entregar uma opção completa por um preço vantajoso – ou até aquela combinação perfeita entre sabores – faz toda a diferença.
Lembre-se que você está sempre concorrendo com outros estabelecimentos pela escolha de seu potencial cliente, e oferecer uma “boa ideia” do que comer pode atrair aquelas pessoas que ainda estão decidindo o que comer!
Investindo em marketing digital para trazer consistência
Depois que você já tem seus produtos ofertados, suas redes sociais estabelecidas e a equipe pronta para trabalhar com o delivery, pode ser a hora para investir em marketing digital. Em especial, o impulsionamento de publicações com promoções e itens especiais.
Aprender a segmentar essas promoções nas redes sociais para atingir o seu público-alvo faz toda a diferença, e permite que você obtenha consistência nas vendas, especialmente em dias de menor movimento.
Analisando resultados e testando novas ideias
Parte essencial de vender online é não parar de gerar novas ideias. Compare diferentes opções, diferentes tipos de fotos, textos e combos, bem como diferentes tipos de anúncios nas redes sociais. Registre todos estes resultados de maneira constante para fazer escolhas cada vez mais precisas.