fbpx
cafe-e-produtividade
Café e produtividade: mito ou ciência?

A relação entre café e produtividade vem de muito antes da realização de testes que pudessem comprovar sua eficiência. A cena é a mesma em praticamente qualquer lugar: quando bate o cansaço, o trabalho é interrompido para buscar uma xícara de café e fazer aquela “reposição de energias”, para tudo continuar acontecendo.

Mas quanto disso é apenas um hábito, e quanto é real? No artigo de hoje, vamos falar sobre a relação entre café e produtividade nas pesquisas científicas, e alguns outros pontos em que a relação da bebida com o ambiente de trabalho pode ser benéfica.

A velha discussão: café e produtividade são realmente parceiros?

Provavelmente, a mais icônica das pesquisas sobre a produtividade de café é a realizada pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology. É de lá que a maioria das matérias referencia a relação positiva entre o consumo de café e a produtividade.

Mas, mais recentemente, em 2014, a Staples Advantage Canada, realizou uma outra pesquisa que reforça: o café auxilia na produtividade dos trabalhadores. Mas, além disso, ela estabeleceu outra relação bastante interessante.

40 horas integrais x a pausa para o café

A pesquisa da Staples Advantage partiu de um questionamento: se o colaborar médio leva pouco mais de 10 minutos em uma pausa para o café, fazendo-a uma vez ao dia, deixará de trabalhar uma hora a cada quarenta horas de trabalho semanal. Então, o aumento da produtividade trazido pelo café compensa essa hora distante do posto de trabalho?

Para a surpresa de poucos, a resposta é: sim!

Além do ganho produtivo vindo da concentração que o café proporciona, a pausa auxilia a aliviar a tensão, e retornar com a concentração mais preparada para os desafios. Além disso, é claro, pessoas não são máquinas, e precisam de momentos de distração para continuarem sua produtividade.

Por isso, o café não só é vantajoso pelos efeitos químicos no corpo, como os efeitos do ritual de pausar para tomar um café também trazem benefícios!

Para além da produtividade

Como se o ganho de produtividade não fosse suficiente, a famosa pausa para o cafezinho pode apresentar outras vantagens no ambiente de trabalho. Algumas das mais conhecidas são:

Trabalho em equipe

Além do aumento de produtividade, um estudo da Ohia State University, publicado no Journal of Psychopharmacology, demonstrou que diferentes doses de café melhoram o trabalho em equipe de colaboradores, aumentando sua percepção a respeito do próprio trabalho, bem como o de colegas, favorecendo um comportamento em equipe mais eficiente.

Os testes demonstraram que os efeitos foram percebidos em cerca de 15 minutos após a ingestão do café – o que torna o hábito bastante vantajoso quando realizado com frequência moderada.

Estímulo à criação de laços e desenvolvimento de ideias

Outra vantagem que foge um pouco dos efeitos químicos entre café e produtividade é o estímulo à criação de laços. Aquela pausa para o café pode aproximar pessoas de diferentes setores da empresa, oportunizando ideias e integrações que podem ser muito difíceis de se criar de maneira proposital. Essa troca de experiências, opiniões e qualidades tem um valor inestimável, e pode surgir de algo tão simples quantos um cafezinho!

loja-de-conveniencia-autonoma
Loja de conveniência autônoma já é realidade em empresas

Já ouviu falar em loja de conveniência autônoma? Essa é uma forma de oferecer alimentos e bebidas aos colaboradores por preços acessíveis, sem impactar no orçamento da empresa! Confira o artigo para entender o valor dessa modalidade:

Porque a loja de conveniência autônoma está sendo tão utilizada?

Quando uma ferramenta vira tendência no mundo empresarial, sempre existe uma razão por trás disso. No caso da loja de conveniência autônoma, há várias! Entre as principais vantagens que levam às empresas escolherem o método, destacam-se aquelas no preço de implementação, na gama de produtos disponíveis, na utilização do espaço, nas possibilidades de convivência e, até mesmo, nos custos de manutenção.

É exatamente sobre essas vantagens que vamos abordar neste artigo. Confira cada uma delas e pense a decisão pode ser vantajosa para sua empresa!

Vantagens no preço de implementação

Entre as principais alternativas para a loja de conveniência autônoma, estão a criação de uma “copa-bar” interna, com ou sem funcionário para cuidar e executar as vendas, ou a aquisição de máquinas tradicionais.

A verdade é que criar uma copa comercial dentro da empresa sai caro, e ainda tem o custo mensal de um colaborador. Adquirir vending machines no modelo clássico, por sua vez, tem o custo de um equipamento que precisará se pagar e depreciará ao longo do tempo.

Já no modelo de loja de conveniência autônoma, também chamada de honest market, onde os próprios funcionários realizam a transação, não existe um custo inicial, muito menos um salário a ser pago. Os custos de implementação ficam por conta da empresa que efetua a instalação, como é o caso da Baristop, por exemplo.

Vantagens na gama de produtos e de espaço

Se você utilizar uma vending machine, seus espaço de loja é reduzido à quantidade de slots disponíveis no equipamento. Por outro lado, se você tem uma loja tradicional, os produtos dependem muito do fornecimento e do tipo de contrato que você possui com a distribuidora.

Já no modelo de loja de conveniência autônoma, é a empresa fornecedora que tem o contrato com várias marcas, oferecendo uma gama muito mais ampla, em quantidades mais adaptáveis à realidade da sua empresa.

O mesmo pode ser dito a respeito do espaço para produtos: precisa de mais? É só ligar para o operador da sua loja, sem precisar comprar novas estantes, prateleiras ou equipamentos novos!

Vantagens de conveniência e sociabilização entre colaboradores

Outra vantagem frequente que nem sempre é observada na hora de optar por uma loja de conveniência autônoma é a quantidade de benefícios subjetivos trazidos à tona, sobretudo no que diz respeito ás relações interpessoais, à segurança no ambiente de trabalho e à geração de novas ideias interdisciplinares.

Com uma loja de conveniência autônoma, é possível dar a segurança de que os colaboradores não precisam sair do ambiente de trabalho e, ainda, possam conversar entre si em um ambiente comum, proporcionando a troca de experiências e ideias. Essa é uma ferramenta de fomento importante para equipes, e certamente resultará em um benefício significativo para a empresa!

O que essa dessas vantagens para sua empresa? Entre em contato com a Baristop!