Skip to content

Um Cappuccino, por favor. Ou seria Mocaccino?

um-cappuccino-por-favor-ou-seria-mocaccino

Um Cappuccino, por favor. Ou seria Mocaccino? Sabemos que a variedade de bebidas a base de café cresce a cada dia; em meio a tantas opções, tantas peculiaridades e nomes fica difícil saber a diferença entre toda essa gama de sabores que as máquinas de café e cafeterias oferecem aos apreciadores de café e suas variações.

Duas das mais famosas variações são chamadas Cappuccino e Mocaccino. Mas quais as diferenças entre essas duas bebidas. Qual é a origem de tais bebidas? Quais são suas principais peculiaridades. Afinal, o que elas têm de melhor para oferecer aos apreciadores de um bom café misturado aos sabores do leite e demais iguarias?

O Cappuccino

Com origem no século XVI e estudos pretendem atribuir a criação da receita a um monge italiano – Marco D’Aviano, personagem importantíssimo na contenção do avanço islâmico na Europa. Entretanto, existe a possibilidade de que a tentativa de invasão de Viena em 1683 tenha sido o estopim para a inspiração do monge em criar essa bebida, pois ao se sentir encurralado o exército islâmico recuou deixando várias sacas de café. Como esperado, o café turco aparentava ser muito amargo, fazendo com que os vienenses adicionassem mel e leite. A receita foi batizada então como homenagem ao monge guerreiro. Assim, a palavra Cappuccino vem do italiano “cappucio” que significa capuz. Já o diminutivo “ino” transformou um Pequeno Capuz, como o usado por monges franciscanos. 

Ou seja, a ideia é que um verdadeiro Cappuccino Italiano é feito em divisões não exatas de espresso,  de leite e  de leite vaporizado. O chocolate em pó e a canela e o chantily são elementos adicionais, uma prática realizada principalmente no Brasil. Veja como a bebida pode agregar valor ao ambiente de trabalho no post Que tal inovar com capuccino no escritório?

O Mocaccino

Também chamado Café Mocha, é uma variação do Cappuccino com menos leite e acrescido de chocolate; cobri-lo com creme de Chantilly é uma outra opção. Para prepará-lo, coloca-se chocolate em pó na xícara e sobre este o café puro é derramado. Adiciona-se leite quente espumante, ou leite quente com uma camada de chantili. 

Cappuccino e Mocaccino ao toque de um botão

As máquinas vendidas pela Baristo também oferecem esses tipos de bebida, sempre respeitando as particularidades de cada variação.

Na máquina o Capuccino e Mocaccino se diferenciam pela quantidade de cada ingrediente – leite, chocolate e café. Dessa maneira, a diferença principal entre as bebidas é que no Cappucino usa-se uma maior quantidade de leite e uma menor quantidade de chocolate, enquanto no Mocaccino a quantidade de chocolate é o que predomina.

Nas bebidas produzidas em máquinas automáticas, “trocamos” o leite vaporizado por uma leve camada de espuma produzida pelo sistema Speed-mix, presente nas melhores máquinas.

Por fim: confira as bebidas que as máquinas automáticas de café da Baristo são capazes de preparar em Café e seu sabor em diversas variações da bebida.

Recommended Posts