Café no trabalho

Saiba como a pausa para o cafezinho pode transformar a produtividade da sua empresa

86 Flares Twitter 0 Facebook 86 Email -- Google+ 0 86 Flares ×

Cientistas britânicos afirmam que a pausa para o café pode ser equivalente a um poderoso cochilo, contribuindo para a produtividade e concentração dos funcionários.

No mundo corporativo, ela já foi diversas vezes condenada por estar associada à procrastinação. No entanto, desde 2010, cientistas britânicos comprovaram que a famosa “pausa para o cafezinho” está diretamente associada à produtividade dos funcionários e ao bom desempenho de diversas empresas.

O estudo, que foi conduzido pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, comprovou que a ingestão de cafeína no ambiente de trabalho ajuda a melhorar a memória e a concentração dos funcionários, contribuindo para a redução de erros durante o expediente e aumento da produtividade. Além disso, o momento de pausa dá um fôlego para retomar as atividades com mais foco, além de contribuir para a criatividade.

Segundo os cientistas, uma pausa para um cafezinho pode ser equivalente à um poderoso cochilo, ajudando o funcionário a retomar a concentração e a motivação para o trabalho.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram cerca de 13 pesquisas anteriores e ainda realizaram testes em trabalhadores cuja jornada de trabalho era superior à 8 horas. Segundo os estudiosos, aqueles que bebiam café em pausas estratégicas apresentaram melhores resultados nos testes de memória, concentração e raciocínio. Leia mais sobre o assunto no post Os benefícios do café na disposição para o trabalho.

Vale destacar que os estudos mencionam que o ideal é consumir entre 3 e 5 xícaras de café por dia. Além dessa quantidade, a cafeína pode prejudicar o funcionário.

Hoje, diversas empresas vêm alterando sua cultura em prol da produtividade. Mais do que em qualquer outra época, elas vêm investindo em qualidade no meio ambiente de trabalho para que os funcionários associem a organização ao bem estar e possam produzir mais. Google, Microsoft e outras renomadas do Vale do Silício deram o exemplo e criaram espaços de descanso para que seus funcionários possam desfrutar de uma boa pausa e se tornarem, consequentemente, mais produtivos.

Além dos benefícios para a concentração e para a motivação, a pausa para o cafezinho também auxilia na integração entre funcionários e colaboradores, criando um ambiente mais saudável dentro do cotidiano das empresas.

E então, que tal experimentar? Investir nesse momento parece uma excelente alternativa para quem quer funcionários mais felizes, satisfeitos e concentrados. Por isso, a Baristo oferece diversas máquinas de café com uma bebida de excelente qualidade, conta com a praticidade e a rapidez.

Veja como o café oferece benefícios não só no ambiente de trabalho, mas em diversas outras ocasiões no post Café: uma bebida para todas as ocasiões (e estações).

Com as máquinas da Baristo, além do tradicional cafezinho, é possível oferecer mais de 12 tipos diferentes de bebidas com café. Com certeza, um ânimo para quem já está estafado na frente de seu computador!

Leia sobre outras curiosidades do café nos posts:

Café: uma história banhada por curiosidades

Verdades e mitos sobre o café

 

H - Botão Conversão Comparativo de Máquinas

 

BANNERS-600