Pesquisas norte-americanas comprovam: cafeterias estimulam a criatividade

38 Flares Twitter 0 Facebook 38 Email -- Google+ 0 38 Flares ×

baristo blogO café não é o único motivo pelo qual as pessoas buscam cafeterias. Estudos mostram que estes ambientes também estimulam a criatividade! Confira:

Cafeterias como ambiente de trabalho

Hoje em dia as cafeterias são não apenas os lugares onde buscamos um café para começar bem um dia de trabalho. Elas passaram a ser, para muitas pessoas, o próprio ambiente de trabalho. Por serem descontraídas e flexíveis, muitos freelancers e novos empreendedores (que muitas vezes não possuem um ambiente fixo para exercerem suas tarefas) acabam recorrendo a este espaço para colocarem suas ideias no papel.

A influência do som

A forma como trabalhamos difere muito de uma pessoa para outra. Há aqueles que preferem trabalhar com música alta e não se incomodam com ruídos do ambiente, enquanto outros só conseguem produzir no mais absoluto silêncio. Curiosamente, não é apenas o aroma do café que nos traz inspiração. Os sons produzidos nas cafeterias afetam os nossos níveis de criatividade, podendo se mostrar muito eficazes quando o assunto é produtividade.

As pesquisas

Uma pesquisa liderada pelo professor Ravi Mehta da Universidade de Illinois mediu os níveis de criatividade de 4 grupos expostos a diferentes intensidades de sons enquanto eles desenvolviam determinadas tarefas. Concluiu-se que sons moderados, em torno de 70 dB (decibéis), estimulam a criatividade, uma vez que a pessoa não fica nem tão dispersa nem extremamente focada, o que a permite ser mais imaginativa. A exceção fica a cargo de trabalhos muito detalhados que exigem um nível de atenção maior e, portanto, um ambiente sonoro mais tranquilo.

Uma pesquisa semelhante foi realizada pela Universidade de British Columbia. Também foi concluído que sons moderados estimulam a criatividade, mas que os períodos de imersão não devem ser muito longos, com algumas pausas para descanso, já que eventualmente diminuímos a nossa produtividade ao longo do dia. O estudo também concluiu que ambientes mais amplos favorecem a criatividade, assim como o uso da cor azul, e que o vermelho estimula a atenção.

Você costuma receber clientes que usam o ambiente da sua cafeteria para trabalhar? Já conversou com eles para saber o que os atrai ao seu estabelecimento – além do aroma e do sabor inconfundível de um café Baristo? Vale a pena ficar de olho neste perfil e investir em um espaço para tornar o trabalho destes consumidores ainda mais criativo.

BANNERS-600