Outra curiosa história sobre o surgimento do hábito de tomar café

1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Email -- Google+ 0 1 Flares ×

O café se tornou popular no mundo nos últimos 300 anos. Várias histórias surgiram, porém pouco se sabe sobre sua descoberta.

Talvez você já tenha ouvido algumas histórias lendárias sobre animais pastando nas montanhas que acabaram por comer os frutos do cafeeiro. A reação positiva dos animais deu prova dos poderes estimulantes do café.

Outras fantasias falam a respeito de um fanático religioso, expulso da cidade árabe de Moca, que fez das montanhas seu local de exílio. O religioso provou frutos estranhos que estavam crescendo em um arbusto. Como os frutos eram amargos, ele tentou melhorar o sabor torrando-os, o que tornou os frutos quebradiços. Em seguida, o homem tentou amolecê-los na água, que ficou marrom. Ao beber a água o exilado descobriu que aquela bebida era boa e revitalizante. Isso ocorreu por volta do século XIII, mas antes disso o café já crescia em larga escala na Abissínia.

Até o final do século XVII o café vinha, em sua totalidade, da Arábia e era conhecido como Moca, nome da cidade que dera origem ao fruto. Por essa época, mercadores holandeses, que notaram o grande valor do café pela demanda que gerava, induziram seu governo a tentar produções de café nas colônias das Índias Orientais.

O governador da ilha de Java fez a distribuição das sementes do café em várias partes da ilha. Devido às condições do solo e ao clima favorável, logo as plantas se desenvolveram. Depois, foi a vez do café chegar às Índias Ocidentais e, por último, alcançar as Américas: tanto na parte Sul quanto na Central, onde o clima era extremamente favorável para a reprodução rápida do café. Ali, o cultivo foi realizado de maneira extensiva até os dias de hoje, e cerca de 90% da produção mundial atual acontece no Ocidente.

Assim, o centro da produção saiu do Velho Mundo para as novas terras, tendo um começo promissor. Hoje, a produção de café é uma das que gera maior lucro no comércio mundial, sendo o Brasil responsável por mais da metade dessa produção. O consumo da bebida atinge a marca de 2 bilhões de quilogramas por ano, tendo os norte-americanos como os principais consumidores mundiais. Veja um pouco da história do café no Rio Grande do sul clicando aqui.

Para descobrir mais curiosidades sobre a história do café, acesse Café: Uma história banhada por curiosidades.

Descubra também o que levou o café a receber uma data de comemoração nacional em sua homenagem acessando o post Dia Nacional do Café.H - Botão Conversão Comparativo de MáquinasBANNERS-600