fbpx Skip to content

Os “5 Ms” do café expresso

Baristo Café

Desvendar o segredo do café expresso é revelar o prazer puro. Sirva imediatamente após a torra para otimizar suas propriedades e criar uma bebida inigualável. Quer saber como fazer isso? Te explicamos!

1 – Matéria-prima


Primeiramente, os 5 Ms começam com uma mistura perfeita de grãos, que devem ser selecionados frescos e ter torra uniforme. É possível fazer várias misturas que ficam a gosto do consumidor, já que as próprias torrefações têm produzido diferentes linhas de café como o gourmet e o café expresso, com particularidades bem definidas de aroma e sabor.

Já a água, outra matéria-prima do café expresso, também deve ser de boa qualidade, sem muito cloro ou demais substâncias que possam alterar o resultado final, por melhor que seja a mistura de grãos.

2 – Moagem


Use um moinho específico para café expresso. Moa a quantidade exata antes de cada uso. Guarde os grãos em recipiente vedado para preservar sua qualidade. É preciso encontrar o grau de moagem ideal: conte 30s a partir da saída do café pela cafeteira de expresso e verifique como foi a extração. Se você tiver conseguido entre 40 ml e 50 ml de um café consistente e uniforme, está perfeito. Caso contrário, continue testando outros graus. Amplie seu conhecimento sobre café acessando também o post Conheça os tipos de grãos de café.

3 – Maquinário


A máquina utilizada para preparar o café também deve ser de qualidade. Ela pode ser uma máquina automática (pré-configurada de forma padrão, prepara a bebida ao acionar um botão) ou uma máquina profissional (aquelas que encontramos em diversas cafeterias, que precisam ser operadas manualmente por um Barista ou por um funcionário que entenda sobre preparo de café). As características podem variar conforme o modelo e o fabricante. O ideal é que sejam configuradas para extrair o café em 25 a 30 segundos e sob 9 bar de pressão. Para entender mais sobre as vantagens de cada tipo de máquina, entre em contato com a Baristo!

4 – Manutenção


Limpe periodicamente todos os compartimentos da máquina. Resíduos podem prejudicar a qualidade do café e o funcionamento. Essencial manutenção para uma experiência impecável. Além do mais, sempre que ocorrer algum problema no funcionamento da máquina, deve-se contatar um técnico especializado para concertá-la, a fim de evitar danos.

5 – Mão de obra


Como são pessoas que controlam este processo, bem como um maquinário perfeito, se o responsável não tiver conhecimento e sensibilidade para lidar com todas as nuances da arte do café expresso, o café não ficará do jeito ideal. Invista no treinamento dos funcionários para garantir que a bebida atenda às expectativas dos clientes, que esperam qualidade em cada preparo.

E então, você já conhecia todos esses detalhes sobre o café expresso e 5 Ms? Deixe o seu comentário!

Por fim, você pode conferir outras bebidas a base do café em Café e seu sabor em diversas variações da bebida.

Recommended Posts