Você sabe reter e fidelizar os clientes que atraiu? O poder da estratégia pós-venda.

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Como já vimos nos posts 5 características de uma boa cafeteria e 7 dicas para aumentar vendas em cafeterias, o cuidado com o ambiente e com o produto oferecido é essencial para satisfazer os seus clientes, aumentar suas vendas e tornar o seu estabelecimento conhecido, independentemente do segmento no qual você atua. Mas o processo de relacionamento e fidelização dos seus clientes não acaba aí. A etapa do pós-venda pode ser decisiva para antecipar as necessidades dos clientes e torná-los ainda mais satisfeitos.

Como funciona o pós-venda

Como o próprio nome diz, é realizado após a experiência da venda. Este contato, importante tanto se seus clientes são pessoas físicas quanto se são pessoas jurídicas, é feito com o intuito de coletar informações do cliente sobre sua experiência com a marca e o produto/serviço oferecido pela sua empresa. Alguns pontos que podem ser observados nesta etapa referem-se à percepção do cliente acerca do atendimento, da qualidade, do fornecimento de informações por parte do funcionário e até mesmo do preço.

No pós-venda, é preciso levar em conta que muitas vezes o cliente pode sentir-se desconfortável em fazer uma crítica e não toma a iniciativa. Estimule-o a dar feedbacks sinceros, demostre o quanto suas percepções são importantes e deixe claro que o seu intuito é melhorar os produtos e serviços que você oferece.

Nossas dicas de pós-venda

Faça pesquisas de satisfação:
A pesquisa de satisfação é uma das formas mais comuns de se obter o feedback de um cliente. Ela pode ser feita no seu empreendimento após o consumo do seu produto ou serviço, enviada por e-mail ou mesmo disponibilizada em outros canais de comunicação da empresa, como site ou página do Facebook. Uma plataforma interessante para criar sua pesquisa é o Formulários Google, que facilita a tabulação e análise de resultados. Nesta pesquisa, questione o seu cliente sobre sua experiência com a marca, se atendeu as suas expectativas e de que forma pode ser melhorada. Estes são dados preciosos e devem ser usados de forma inteligente para o desenvolvimento de estratégias – e nunca como arquivo em uma gaveta qualquer.

Esteja disponível para atender o seu cliente através de mídias sociais:
As mídias sociais, como Facebook e Twitter, são alguns dos principais canais de comunicação usados atualmente. Pois isso, se sua marca está presente em alguma destas mídias, é importante que você esteja sempre atento para a forma como o seu cliente está interagindo com elas. Não os deixe no “vácuo” quando surgirem reclamações, questionamentos, sugestões ou mesmo elogios. Busque dar retorno a essas interações e demonstre o quanto esta interação é importante para o seu empreendimento. Empatia e diálogo são palavras-chave!

Estenda o relacionamento com o seu cliente e com os seus parceiros para além do seu produto principal:
Se você fornece produtos para empresas parceiras, por que não produzir um blog com conteúdo que capacite e, ao mesmo tempo, traga novas ideias e curiosidades para estes clientes? Se você está lendo este post, sabe do que estamos falando. Esta é uma forma de estreitar relações e compartilhar o capital intelectual que você adquire no dia a dia da sua empresa e que pode ajudar os seus parceiros a crescerem. O mesmo funciona como estratégia para os seus clientes finais, que verão a sua empresa como uma referência na área que atua, o que gera credibilidade e demostra envolvimento. Saiba mais sobre produção de conteúdo neste link da Resultados Digitais.

O cafezinho com o cliente:
Clichê? De forma alguma! O café também é um ótimo aliado durante e após a venda, pois torna a conversa com o cliente mais próxima e amigável. Aproveite este momento de descontração e peça opiniões sobre seu produto ou serviço e sugestões sobre como melhorá-los. O cuidado com os pequenos detalhes são sentidos pelo cliente, que se sentirá satisfeito por contribuir com ideias de melhorias.

Gostou deste conteúdo? Conhece alguma outra estratégia de pós-venda que merece ser compartilhada? Deixe sua sugestão nos comentários!

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