Capa_cafe01

Métodos de extração do café

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- Google+ 0 0 Flares ×

O café é uma verdadeira arte que  pode ser apreciada de diversas formas.
Existem variados métodos de extração que tornam cada xícara da bebida diferente e única, tanto pelo método quanto pelo tipo de moagem utilizado.

Conheça alguns métodos:

  • Coador (filtro):Café_Coado

Provavelmente o método mais comum no Brasil. A forma de extração é simples, em que o café é depositado no filtro de papel ou pano e logo após a água é depositada delicadamente por cima do café. Vale lembrar que a água jamais deve estar fervida e, sim, a uma temperatura entre 75 e 80 graus celsius.

Moagem ideal: fina

 

  • Cafeteira Italiana (Moka)Cafeteira_Italiana

Esta tradicional cafeteira à pressão possui três partes: a de baixo, em que se deposita a água, a do meio, em que fica o pó do café, e a parte superior, onde ficará a bebida já pronta.  Com esse método, o recipiente esquenta e a pressão desloca o vapor de água para a parte superior, assim, é preciso ficar atento, pois o fogo deve ser desligado assim que a água começar a ferver.

Moagem ideal: grossa

 

  • Prensa Francesa (French Press) Cafeteira_Francesa

Sem a necessidade de filtros de papel ou eletricidade, a prensa francesa é o método que mais permite que os óleos e sedimentos naturais façam parte da bebida, ou seja, acabará dando mais sabor e aroma ao seu café. Isso acontece porque existe um contato mais intenso entre a água e o café moído. Na preparação, a água quente e o pó são mexidos e deixados em repouso por alguns minutos. Logo após, a tampa é baixada lentamente e o grão é separado do café extraído.

Moagem ideal: grossa

Você já experimentou algum tipo diferente de extração do café? Qual o seu preferido?

BANNERS-600