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Funil de Vendas para lanchonete: a organização que pode ajudar você a vender mais

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Acompanhar seus clientes desde o início até o final do processo de compra é essencial para que você ajude este consumidor a realizar a compra da melhor maneira possível, além de entender e descobrir as melhorias que você pode acrescentar a este processo. Hoje, vamos falar de marketing para lanchonetes e como o funil de vendas pode ajudá-lo nesta missão.

O que é o funil de vendas e por que usá-lo?

Basicamente, o funil de vendas consiste no processo de acompanhar e conduzir seus consumidores em todas as etapas do seu processo de compras.

Esta ferramenta é importante pois, conhecendo o comportamento dos seus clientes e entendendo como eles compram seus produtos é possível planejar as etapas de venda de forma a deixar o processo mais eficaz.

O funil de vendas é uma ferramenta bastante utilizada no Inbound Marketing (que consiste em qualquer forma de marketing que busque ganhar o interesse das pessoas). Por isso, ele é especialmente voltado para o marketing digital e recomendamos que você aplique principalmente às suas mídias digitais (redes sociais, site, etc).

 

Conhecendo seu consumidor

Antes de tudo, você precisa conhecer o seu consumidor. Isto significa saber quem é esta pessoa, como ela consome o seu produto e em que momentos ela faz isso, quanto ela gasta com o seu produto e produtos similares, e por aí vai.

Lembre-se de que para isto não é recomendável usar o “achômetro”. Você pode realizar pesquisas dentro da sua própria lanchonete ou cafeteria, observar quem são as pessoas que consomem na sua lanchonete (qual é o perfil delas) e até mesmo utilizar as informações que as redes sociais lhe oferecem.

 

Aplicando o funil de vendas no seu negócio: saiba quais são as etapas

Após estar ciente de quem são os seus consumidores e quais são os seus hábitos, você pode partir para o funil de vendas! Vamos às etapas:

Etapa 1: aprendizado e descoberta

A primeira etapa do funil é o momento em que o consumidor ainda não sabe que ele tem um problema ou oportunidade. Por isso, este é o momento para despertar o interesse deste potencial consumidor. Procure falar de assuntos que sejam interessantes para ele.

Estes tópicos não necessariamente precisam ser diretamente relacionados à sua lanchonete ou cafeteria, mas sim devem captar a atenção das pessoas que podem vir a se interessar pelo seu negócio.

 

Etapa 2: reconhecimento do problema/oportunidade

Esta segunda etapa é o momento no qual o comprador percebe que tem um problema ou uma oportunidade. Assim, ele começa a pesquisar mais sobre o assunto e suas possíveis soluções.

Se você realizar a primeira etapa de forma eficaz, a sua lanchonete ou cafeteria virá à mente deste comprador e a probabilidade de ele recorrer à sua marca é maior.

Nesta etapa, você também deve estar presente na vida deste possível comprador.

 

Etapa 3: consideração da solução

Aqui, o consumidor já fez a pesquisa e considerou algumas soluções. É neste momento que ele irá avaliar qual é a melhor solução.

É importante que, neste momento, a sua marca se apresente como solução com maior senso de urgência. Assim, você chamará a atenção do consumidor!

 

Etapa 4: decisão de compra

Por fim, o consumidor fará a decisão de onde irá comprar (no caso, a que lanchonete ou cafeteria pretende ir naquele momento).

Aqui, é importante ressaltar os diferenciais competitivos da sua lanchonete ou cafeteria, como menor preço, boa localização, atendimento de qualidade, ambiente agradável, etc.

Realizando todas estas etapas, será possível conquistar mais clientes para o seu negócio. Além disso, este processo de atrair a atenção do consumidor e levá-lo à compra pode fazer com que o consumidor se torne fiel à sua marca.

Qual é a vantagem de fidelizar seus consumidores?

As vantagens são bastante claras, mas vamos relembrá-las! Fidelizar um consumidor significa que ele irá frequentar a sua lanchonete ou cafeteria mais vezes e também que ele a indicará para amigos e conhecidos.

Por isso, o marketing para lanchonetes e a utilização do funil de vendas são tão importantes para um negócio. Com eles, você pode conquistar mais clientes e vender ainda mais!

Fontes:

http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/o-que-e-funil-de-vendas/97538/ 

http://resultadosdigitais.com.br/blog/funil-de-vendas-o-que-e-como-funciona/

http://marketingdeconteudo.com/o-que-e-inbound-marketing/