Skip to content

Estudos que todo apaixonado por café deveria saber

11111

Sem dúvidas, o café é uma bebida muito bem recebida pelas pessoas. Faz parte da cultura brasileira, da história do país e do cardápio diário de grande parte da população. É uma bebida quente saborosa e que proporciona uma experiência única ao paladar. Por conta disso existem diversas formas de preparar o café, seja com máquina de café expresso, no fogão ou então o café de máquina.  Quem realmente ama café, sabe que esse iguaria é extremamente benéfica pra saúde. Por conta disso, separamos alguns estudos que comprovam essa teoria!

Você sabia que existe uma hora certa para tomar café? Na hora de acordar não é necessário tomar café! Isso porque o nosso corpo libera um hormônio chamado cortisol quando despertamos. Ele é liberado, sua grande maioria, quando saímos da cama, ao levantar. Esse hormônio promove a sensação de alerta em nosso corpo. Trocando em miúdos, isso quer dizer que tomar café ao acordar é nada mais do que um desperdício de cafeína.

Existe um composto químico na cafeína que é muito parecido com com oneurotransmissor do sono. Assim, durante o dia, nosso corpo acaba produzindo de forma natural altos níveis de adenosina, que é um neurotransmissor que regula a função cerebral. A cafeína presente no café limita esses receptores com a mesma função de controlar a intensidade do sono que você sente.  Além disso, ele ajuda nosso corpo a combater o Alzheimer. Segundo a Faculdade de Medicina de Lisboa, o consumo frequente de café pode retardar os sintomas do Alzheimer, além de contribuir, também, para doenças como a depressão, a diabetes tipo 2 e o temido Parkinson.

Quer saber mais sobre as delicias do café? Continue acompanhando nosso blog!

Recommended Posts