o-ESPRESSO-facebook.jpg

Espresso ou Expresso. Qual é o correto?

33 Flares Twitter 5 Facebook 28 Email -- Google+ 0 33 Flares ×

Quem é que não gosta de um bom café? Que é saboroso ninguém tem dúvidas, mas a forma como se escreve um dos tipos mais deliciosos da bebida causa certa confusão. Afinal, o correto é café espresso ou expresso?

Espresso ou Expresso. Qual é o correto?

A Língua Portuguesa é muita rica, mas cheia de armadilhas para quem não está atento à sua diversidade, o que torna escrever e falar corretamente um grande desafio. Nesse caso, ainda é mais complicado porque sempre encontramos panfletos promocionais onde a palavra espresso é grafada com “S”.

Já na Itália, país de origem do café espresso (sim, lá é assim que se escreve) e em alguns outros países europeus, não há nada de errado em escrever dessa forma, até porque “espresso” é de grafia italiana. Esse fato ocorre no Brasil por dois motivos: falta de atenção e desconhecimento do português ou de forma proposital para criar um “ar italiano”. A segunda situação é a mais comum.

Uma das pessoas mais indicadas para esclarecer a questão é o professor Pasquale Cipro Neto, famoso por apresentar na TV Cultura o programa “A Nossa Língua Portuguesa”. Em uma das edições do jornal Folha de São Paulo, na sua coluna também famosa, ele abordou esse assunto.

Segundo ele, em português, se escreve com “X”, pois não temos a palavra “espresso” em nossa língua. No caso do café rápido, feito na hora, em máquinas italianas, é mesmo “expresso”, que, entre outros, tem o sentido de “enviado rapidamente, sem delongas”.

Ainda para apagar quaisquer outras dúvidas, podemos recorrer aos principais dicionários da Língua Portuguesa. Eles afirmam que a palavra “expresso” é originária do latim expressus, particípio passado de “exprĭmĕre”, que significa “apertar com força, comprimir, espremer, tirar de, arrancar”. Em português, esse verbo latino originou exprimir, espremer e, por extensão de sua forma nominal, expressar.

Em resumo, o fato de escrever com “X” é apenas para seguir o português correto. Como é um produto presente em todo mundo, também pode ser escrito com “S”, mesmo no Brasil.

Se você também tem dúvida entre a diferença entre “Capuccino” e “Mocaccino”, duas bebidas preparadas com base no café, leia o post Um Capuccino, por favor. Ou seria Mocaccino?

A origem do Café Expresso

Esclarecida a dúvida sobre a forma de se escrever, é importante saber que o café expresso foi criado com a ideia de facilitar a vida dos amantes dessa bebida deliciosa. Assim, é possível preparar um café rápido e mais concentrado, com características de aroma e sabor mais fortes e aparentes. O café expresso é uma bebida polifásica, ou seja, preparada apenas com café torrado, moído e água. Conheça outros tipos de bebidas associadas ao café em O Café e os seus estilos.

No Brasil, serve-se em pequenas xícaras de porcelana branca (50 ml), sendo preparado em máquinas especiais utilizando grãos moídos na hora ou sachês.

Embora difundida no mundo todo pela Itália, há informações de que a primeira máquina de café expresso tenha surgido na França, em 1822, mas apenas como um protótipo, sendo aperfeiçoada anos depois.

A máquina moderna de café expresso que conhecemos hoje chegou ao mercado em 1947, após o final da Segunda Guerra Mundial. Em 1991, surgiu a primeira máquina automática de café expresso, desenvolvida especialmente para o uso doméstico e pequenos escritórios (uso não profissional).

E você, gosta de um bom café expresso? Deixe o seu comentário!

Veja algumas dicas de como preparar um café delicioso em 7 segredos de um bom café.

 

 

 

H - Botão Conversão Comparativo de MáquinasBANNERS-600