fbpx Skip to content

Comodato de Máquina de Café é uma boa saída?

Comodato de Máquina de Café

Quem está buscando propostas e maneiras de colocar uma máquina de café em seu estabelecimento, se depara com algumas diferentes modalidades, dentre elas, o Comodato de Máquina de Café. Em uma primeira perspectiva, a opção costuma parecer bastante vantajosa – mas é importante questionar se o comodato de máquina de café realmente é uma boa saída a longo prazo;

Confira algumas perguntas e respostas essenciais para ajudar você a decidir se esta é a melhor opção para o seu negócio:

O que é o Comodato de Máquina de Café?

O comodato de máquina de café é uma modalidade que se pauta no empréstimo da máquina de café do fornecedor para o cliente, sendo que o equipamento não tem nenhum custo de manutenção.

Como funciona o Comodato?

O funcionamento básico desta modalidade resume-se em o dono do estabelecimento ceder um pequeno espaço no local para que o fornecedor possa instalar a máquina e comercializar o café. Claro, com um preço definido por ele, para o público deste local.

Essa comercialização, no final de cada mês, é contabilizada e uma porcentagem dos lucros gerados pela máquina de café fica com o fornecedor, enquanto outra fica para o estabelecimento, como um pagamento pelo local que está sendo utilizado.

Quais os tipos de Comodato de Máquinande Café?

Hoje em dia, no mercado de Máquinas de Café, existem basicamente dois tipos: o Comodato Insumo e o Comodato Dose.

Comodato dose

O fornecedor se responsabiliza pelos custos de manutenção e conserto da Máquina de Café, assim como pelo controle e fornecimento, sem custo, de todos os insumos necessários para que a máquina se mantenha funcionando.

O dono do estabelecimento só fica responsável por ceder o espaço e realizar a venda das bebidas. Ao final de cada mês, o fornecedor vai até o estabelecimento retirar um extrato de quantas doses foram vendidas.

Deste total, 60% do valor fica para o fornedor e 40% do valor fica para o dono do estabelecimento.

Comodato Insumo

Aqui, a diferença é que o fornecedor recebe a porcentagem de lucro dele diretamente da venda dos insumos para o estabelecimento. Ou seja, ao invés de fornecidos sem custo, os produtos para o funcionamento da máquina são cobrados. Em muitos casos, é importante dar atenção para certificar-se se os valores não possuem um aumento frente aos preços de tabela do fornecedor.

Neste caso, o fornecedor também se responsabiliza pelos custos de manutenção e conserto da Máquina de Café, assim como pela entrega dos produtos ao estabelecimento, quando solicitados.

Comodato de Máquina de Café vale a pena?

Nesse sentido, leve em conta a existência de outras duas ou três possibilidades de aquisição de Máquina de Café Profissionais disponíveis no mercado. O ideal é que você planeje e leve em consideração o perfil do seu negócio para a tomada de decisão. Lembrando que essa modalidade tem suas vantagens. No entanto, a divisão percentual com o fornecedor impactará nos ganhos das vendas de bebidas.

Recommended Posts