fbpx Skip to content

A era de ouro das Cafeterias

No mundo inteiro, há vários cafés luxuosos que marcaram a vida das altas classes vividas entre o fim do século XIX e início do XX. Em comum, essas casas se destacam pela opulência de suas arquiteturas e por serem locais de manifestações culturais. A Baristo Café apresenta abaixo uma série de cafés famosos no mundo e que com certeza podem servir de inspiração para a sua cafeteria.

1 | Caffè Florian, Veneza (Itália)
caffe-florian-venice-italy_76588_990x742-630x472

O local é muito deslumbrante com seus afrescos e interior espelhado. Esse café histórico foi ponto de encontro de escritores e artistas do passado e hoje funciona como museu vivo. O Caffè Florian abriga a Bienal de Veneza desde o século XIX, uma importante exposição de arte contemporânea.

2 | Café Central, Viena (Áustria)Cafe_Central_in_Vienna_interior_near_portraits-630x420

Situado em um palácio histórico, com pilastras de mármore, grandes lustres e tetos arqueados, este café acolhe intelectuais desde o século XIX. Os café de Viena são inspiração para incontáveis cafés pelo mundo, mas sem dúvida o Café Central é o mais belo e inspirador de todos. Hoje ele acolhe turistas e oferece música clássica durante suas tardes.

3| Café Colombo, Rio de Janeiro (Brasil)cafecolomborio

Tem Brasil na lista. Com inspiração nos grandes cafés europeus, o Colombo teve sua efervescência na virada do século XX. O local foi frequentado por grandes nomes da nossa literatura nessa época que iam ao seus bailes a fantasias e eventos culturais. Sua decoração é composta por enorme vitrais, azulejos e materiais espelhados de seu interior.

4| Café Imperial, Praga (República Checa)cafeimperialpraga

Praga teve uma época muito próspera de cafés até o final do século XIX. Muitos deles não resistiram a Segunda Guerra Mundial. Joia da Art Déco, o Café Imperial foi um dos cafés que sobreviveram ao período do conflito e teve sua glória resgatada. Hoje ele atende a moradores e turistas com seus mosaicos de azulejos ornamentados.

5 | Café New York, Budapeste (Hungria)

cafenewyorkbudapesteHoje funcionando como café e restaurante, o Café New York acolhe moradores e turistas em suas mesas espelhadas, com música ao vivo e performances artísticas. Seu interior é deslumbrante com lâmpadas douradas ornamentais e pinturas no teto. Essa joia de Budapeste foi ponto de encontro de artistas no início do século XX.

6 | Café de La Paix, Paris (França)cafedeparis

Paris concentra várias cafeterias famosas como o Café Flore e Les Deux Magots. Mas se tivesse que escolher apenas um para conhecer teria que ser o Café de La Paix. Construído pelo mesmo arquiteto do Opera House, o Café de La Paix possui um impressionante interior com um teto de estuque ornamentado, paredes douradas e mesas de mármore.

7 | Café Majestic, Porto (Portugal)Porto_Cafe_Majestic-porto

O Café Majestic é um dos cafés mais atraentes do mundo. Com sua maravilhosa atmosfera Belle Epoque e seu atraente jardim de inverno, este café da cidade do Porto é um imponente local para apresentações culturais.

8 | Caffé Gambrinus, Nápoles (Itália)Napoli_-_Il_Bar_Gambrinus-630x472

Construído no século XIX, o Caffé Gambrinus é o mais antigo desta cidade italiana. Sua importância é tamanha que seu interior é conhecido como ”Sala de Nápoles” e oferece aos visitantes uma exposição de arte com pinturas de época, esculturas e uma série de antiguidades.

Recommended Posts