blog_baristo_cafeomancia

Cafeomancia: a arte de ler o futuro na borra do café

68 Flares Twitter 0 Facebook 68 Email -- Google+ 0 68 Flares ×

A vontade de descobrir o futuro, assim como o café, acompanha o ser humano há séculos. Várias técnicas foram desenvolvidas em diferentes culturas (runas, tarot, búzios, etc.). Na cultura árabe surgiu a cafeomancia: a arte de ler o futuro na borra do café.

A técnica é simples, mas exige treino e uso da imaginação para entender as mensagens. Há várias formas de se fazer a leitura e de preparar o café para a leitura. A mais comum consiste em ferver uma xícara de água, uma colher de pó de café e uma de açúcar e deixar descansar por alguns minutos. Depois o processo é repetido mais duas vezes e, então, o café deve ficar levemente morno antes de ser tomado.

Alguns cafeomancistas recomendam o uso de xícaras de porcelana branca e base mais estreita, pois isso facilita a leitura. Também é importante não coar ou coar apenas parte da borra, pois é ela que vai formar as figuras que serão interpretadas.

Para fazer a leitura, a pessoa que quer saber seu destino toma o café lentamente, mantendo-se concentrada naquilo que deseja saber. Ao terminar, a xícara é coberta com um pires e precisa ser virada de cabeça para baixo rapidamente, depois disso, é só usar a intuição para interpretar as mensagens deixadas pela borra do café.

Confira também nosso post sobre cafés ao redor do mundo para conhecer as diferenças culturais no preparo e consumo do café.

E você, já teve seu futuro lido na borra do café? Conte-nos como foi esta experiência.