Café no Rio Grande do Sul

1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Email -- Google+ 0 1 Flares ×

Hoje já é 23 de setembro, as festividades do final de semana mais farroupilha do ano estão passando, mas para quem tem orgulho dessa terra, todo o dia é dia de trazer à tona tudo o que o nosso estado tem de bom.

Sabemos que a bebida típica do RS é o chimarrão – e nós também amamos chimarrão -mas sabemos também que não só em nosso estado como no resto do país o cafezinho de cada dia também já virou tradição.

gaucho-rio-grande-do-sul

Aproveitando as festividades que nos envolvem durante todo o mês de setembro, nada melhor que também comemorar a presença do café no RS e todos os índices e curiosidades que envolvem a bebida em terras gaúchas.

Plantio de café no RS: Sabemos que plantações de café não são tão comuns em terras gaúchas, mas pesquisas apontam que as mudanças climáticas dos últimos anos podem provocar uma nova geografia da produção no Estado, dando lugar a culturas antes restritas a outras áreas do Brasil. Plantações de cana-de-açúcar e de café, por exemplo, têm potencial para competir com culturas tradicionais na paisagem do Estado. Essas mudanças de clima que podem trazer queda de produtividade em culturas como a soja e o milho, ao mesmo tempo podem abrir espaço para outras que hoje não podem se desenvolver na região por conta do frio – caso do café. Conheça os tipos existentes de grãos de café clicando aqui!

Café em nome de cidade: A cidade que leva o nome da bebida é Picada Café. Emancipada em 20 de março de 1992 é localizada na Encosta da Serra Gaúcha.

picada cafe

“Duas versões explicam o nome Picada Café. A primeira conta que os tropeiros passavam pela estrada próxima ao Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, onde acampavam para tomar o café e/ou pernoitar para seguir viagem no dia seguinte. A segunda versão conta que os imigrantes receberam algumas mudas de café para serem plantadas em uma área localizada em nosso município denominada Kaffeeck (Canto do Café). Essa plantação não prosperou, mas a localidade manteve seu nome.”

Conheça as vantagens que o café pode trazer para o seu cotidiano no post 10 razões para você tomar café todos os dias.

Assim, com café, chimarrão e todas as comidas típicas do estado, exaltamos todos os dias o orgulho que sentimos por ser uma empresa que nasceu e está crescendo dia-a-dia em chão gaúcho.

Referências:

http://www.picadacafe.rs.gov.br/index.php

http://www.agrocim.com.br/noticia/Cafe-cultivado-no-Rio-Grande-do-Sul.html

 

H - Botão Conversão Comparativo de MáquinasBANNERS-600