Baristo_CafeSono_WS_01

A relação entre o café e o sono

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- Google+ 0 0 Flares ×

Não tem erro, a primeira coisa que muita gente faz para manter-se acordado é tomar bastante café. Mas que tal mudar um pouco essa prática?

Pode parecer estranho, mas tomar um expresso e tirar um cochilo de, em média, 20 minutos, pode deixar seu organismo bem mais disposto depois desse tempo, principalmente no comecinho da tarde.

Funciona assim: quando estamos cansados, a adenosina no corpo conecta-se aos seus receptores, agindo como um informante de sua fadiga para o cérebro e causando a famosa sonolência. Assim, a ingestão de cafeína funciona como um inibidor dos receptores de adenosina, diminuindo a preguiça e a vontade de dormir.

Mas esse efeito do café, que já é ótimo, tem o potencial de ser ainda melhor e ter o dobro de eficácia. É aí que entra o cochilo. Ao ingerir café e dormir alguns minutos, a soneca “remove” parte da adenosina, ao mesmo tempo em que a cafeína vai atuando no organismo. Dessa forma, quando você acordar, os receptores de adenosina estarão mais “desacelerados”, tendo mais dificuldade em encontrá-la, porém, conectando-se à cafeína. Assim, você acordará sem sono e disposto.

Faça o teste e conte-nos o que achou.

BANNERS-600